Centro de Ocupação Juvenil:

O Centro de Ocupação Juvenil (COJ) é um espaço que, animado pedagogicamente pelo Centro de Bem Estar Social da Zona Alta, funciona na Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves em Torres Novas. Situa-se no Pavilhão Amarelo e assume como propósito a oferta de atividades de ocupação de tempos livres para a população escolar.

O COJ trabalha anualmente com 145 jovens que se integram nas atividades que são disponibilizadas. Para o ano letivo de 2022-23, compõem o Plano de Atividades desta resposta social as atividades de ocupação de tempos livres que podemos ver mais em baixo.

Pack do Secundário (Internet, fotocópias e OTL para jovens do ensino secundário)
Grupo de Viola
Tecnologia: Módulos de Informática
Tecnologia: Clube de Scratch
Tecnologia: Clube de Programação e Makers
Pixel Art Makers
Hip-hop (Danças Contemporâneas)
Acesso à Internet (Free Pass)
Jogos de Consola
Jogos de Computador
Pint’Arte (Atelier de Pintura e Manualidades)
Xadrez
Ginásio de Línguas (Espanhol, Inglês e Francês)
Durante o período letivo, o COJ funciona entre as 08.00h e as 18.00h e durante os períodos de férias escolares entre as 09.00h e as 18.00h. A valência conta com o contributo de técnicos de Educação Social em permanência na sala, bem como de outros monitores e professores que apoiam na dinamização de algumas atividades.

Se no período letivo o COJ funciona essencialmente em sala, durante as férias são disponibilizadas várias atividades desportivas, culturais, ambientais, científicas e lúdicas, muitas delas fora do espaço do COJ.

Significando um espaço polivalente em que coexistem jovens de diferentes anos de escolaridade e idades, o COJ esforça-se para contribuir para o bem estar social da população escolar e para uma ocupação dos tempos livres regrada mas ao mesmo tempo bastante divertida.

Para mais detalhes, pode consultar a documentação que disponibilizamos em baixo.