Academia Sénior/ Centro de Convívio

As atividades a realizar estão inscritas num plano semanal e num plano anual. Do primeiro constam atividades de caracter semanal ou bissemanal como ginástica, hidroginástica, pintura, informática, inglês, grupo coral e outras. Quanto ao plano anual, prevê uma serie de iniciativas como visitas culturais e turísticas, passeios e atividades lúdicas, ateliês e outras, que giram sempre à volta de um tema, diferente de ano para ano. “Tendências” é o tema escolhido para este ano, relativamente ao qual está programado um vasto leque de iniciativas.

Além da Diretora Técnica estão adstritos a esta Resposta Social vários outros técnicos de diferentes áreas.

O público-alvo é sobretudo a população reformada mas a participação de outras pessoas é também desejável desde que haja disponibilidade, justamente, para participar.

Contribuir para manter uma reforma activa é, sem dúvida, uma das nossas propostas. Desta forma, pensamos estar não só a concorrer para prevenir problemas físicos e psicológicos associados à velhice como, também, aumentar a auto-estima e a qualidade de vida dos nossos utilizadores.

O final da vida activa/profissional e a consequente entrada na reforma, cria, não raras vezes, situações de vazio no quotidiano das pessoas. A falta de projectos nesta etapa da vida está muitas vezes associada a sentimentos de solidão, inutilidade social e falta de interesse pela vida.

Os Centros de Convívio têm, justamente como objetivo, contrariar esta tendência, enquanto procuram criar centros de interesse e convívio para este público.

Assim acontece com a nossa Academia Sénior/ Centro de Convívio, a funcionar desde 2002 e que, neste momento, conta com mais de 200 inscritos.

Esta Resposta Social funciona no Centro Comunitário, cujas instalações permitem a dinamização de um vasto leque de atividades.

Documentos da resposta social: