O Centro de Bem estar Social da Zona Alta, CBESZA nasceu  após o 25 de Abril de 1974, a partir de uma comissão de moradores, organização muito frequente neste contexto histórico.

A Zona Alta é uma área da cidade de Torres Novas que, embora neste momento seja um dos pontos nevrálgicos da mesma, era, à altura, uma zona desprovida de equipamentos sociais que respondessem aos problemas e anseios da população.

Esta comissão deu mais tarde origem, a duas associações, uma de carácter desportivo – União Desportiva e Recreativa da Zona Alta e a outra vocacionada para a área social – o CBESZA, que entretanto assumiria o estatuto jurídico de IPSS. Curiosamente estas duas entidades têm obtido bastante sucesso e têm criado uma ampla dinâmica com significativo impacto na cidade.

O primeiro objeto do CBESZA foi dar resposta a uma grande ansiedade da comunidade envolvente, a criação de uma Creche e Jardim de Infância. Antes porém, estabeleceu uma parceria com uma das escolas da cidade – a Escola Secundária Artur Gonçalves e no espaço desta, começou a dinamizar uma resposta social para jovens, o Centro de Ocupação Juvenil (COJ), cujos objetivos eram eminentemente ocupacionais, de animação e naturalmente, pedagógicos.

Mais tarde, foi então concluída a Creche e Jardim de Infância que imediatamente esgotou a sua capacidade. Para dar continuidade ao apoio das crianças que saiam do Jardim de Infância, a Direção da organização projetou a criação de um ATL e, como se ia construir um edifício de raiz, o apoio aos idosos foi considerado e foram criadas três novas resposta sociais – O Centro de Convívio (para reformados), o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário.

Outro desafio da Instituição foi assumir, em 2011, a gestão de uma resposta social, resultante de parcerias entre várias Instituições de Torres Novas, o Lar de Infância e Juventude, uma resposta de acolhimento residencial de crianças e jovens, rapazes, em situação de perigo, projeto para o qual temos contado com a solidariedade de toda a comunidade.

O Centro de Bem Estar Social da Zona Alta tem também outros serviços e projetos, que significam recursos para a comunidade. As piscinas, com atividades aquáticas, o Serviço de Formação, sendo o CBESZA entidade formadora certificada pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho) e mais recentemente o projeto ASZAS, projeto de intervenção comunitária de cariz humanitário e social de acompanhamento e integração de jovens refugiados, requerentes de asilo e proteção internacional.

Atualmente, o CBESZA apresenta 8 respostas sociais e apoia mais de 1000 pessoas e as respetivas famílias. Tem vários equipamentos, de entre os quais se destacam uma piscina e um auditório para utilização interna pelo público das várias respostas sociais e para a comunidade em geral.

Integrado no concelho de Torres Novas, com mais de 36.000 habitantes, o CBESZA tem como público-alvo a população das freguesias do concelho.

Esta organização caracteriza-se pelo seu dinamismo (que começa na sua Direção) e abertura à comunidade. A sua missão é bem emblemática disso mesmo – “ a associação tem como Missão, contribuir para a promoção do bem-estar social da população de Torres Novas e … humanizar a cidade“.

Onde estamos?

Contacte-nos:

Envolva-se no nosso projeto social:

As nossas redes sociais:

Facebook CBESZA

Facebook COJ

Facebook EPA

Youtube COJ

Direitos Ⓒ Centro de Bem Estar Social da Zona Alta 2020