O Lar de Infância e Juventude, resposta social do CBESZA aberta desde Janeiro de 2011, acolhe 12 jovens, com idades entre os 12 e 18 anos, que se encontravam em situação de risco ou perigo, proporcionando-lhes acolhimento 24 horas por dia, 365 dias por ano, visando não só a satisfação das suas necessidades básicas, mas também a educação, cultura, conforto e o envolvimento afetivo necessários para o seu saudável desenvolvimento.

O LIJ funciona numa vivenda num pacato bairro residencial, numa zona privilegiada de Torres Novas, situando-se a poucos metros do CBESZA.

O grande objetivo do LIJ CBESZA é tornar cada criança e jovem FELIZ, definindo com ele um projeto de vida sustentável e promovendo a sua integração social.

Para isso todo o trabalho desenvolvido com os jovens é pensado e organizado de forma terapêutica, contando com uma equipa especializada integrada por 1 Assistente Social, 2 Psicólogos, 1 Professor e 6 Educadores, que garantem a intervenção individualizada a todos os jovens.

Igualmente importante é o apoio dado pelos voluntários, seja através dos fundamentais apoios extraescolares, das importantes atividades que promovem ou da amizade que partilham connosco.

A intervenção terapêutica, individual e em grupo, é um eixo central da nossa intervenção e um meio importante para a estabilidade emocional e sucesso dos jovens, sendo por isso assegurada diariamente pelos psicólogos. Todos os jovens têm também um educador de referência, que garante a atenção às mais pequenas necessidades do seu educando, ajudando-os por isso a superar as dificuldades do dia-a-dia e a celebrar os sucessos.

A integração escolar de todos os jovens é uma das nossas grandes prioridades e o envolvimento de todos torna-se determinante para o sucesso da intervenção. Todos os jovens encontram-se a frequentar a escola no ensino regular ou em cursos de formação profissional tendo em conta os respetivos projetos de vida.

Pretende-se, desta forma, criar igualdade de oportunidades a estes jovens, cujos percursos escolares se mostraram conturbados devido a fatores sociofamiliares complexos e desvantajosos para as crianças. Preparamo-los assim para uma integração sustentável no mercado de trabalho ou para a continuação de um percurso académico superior.

A maioria dos projetos de vida dos jovens passa pela sua autonomização, sendo toda a organização da casa e as atividades desenvolvidas promotoras de competências de autonomia nos jovens. Das tarefas domésticas, à aprendizagem do tratamento das suas próprias roupas e espaços, à confeção de refeições, passando pela aprendizagem na utilização dos serviços da comunidade e a procura ativa de trabalho, muitas são as atividades e projetos que têm vindo a ser desenvolvidos.

Com maior ou menor proximidade à família, os jovens podem optar por construir o início da sua vida adulta junto de nós, ficando até aos 21 anos, sabendo também que podem contar com o nosso apoio após essa idade.

Importa não esquecer os amigos, parceiros e toda a comunidade, sem os quais seria impossível desempenhar um trabalho tão desafiante. As colaborações são muitas e indispensáveis para o sucesso de todos os jovens e da Casa. Porque queremos fazer sempre mais e melhor.

Porque acreditamos na felicidade de todas as crianças.

E porque acreditamos que todos podemos contribuir, deixamos-lhe o desafio.

Documentos relativos à valência:

Onde estamos?

Contacte-nos:

Envolva-se no nosso projeto social:

FAÇA O SEU DONATIVO

Se fizer o seu donativo ao CBESZA, fique com a noção de que o seu contributo é gerido com muito critério e colocado ao dispor em atividades e serviços para aqueles que mais precisam. Confie em nós!

Fazer donativo

As nossas redes sociais:

Facebook CBESZA

Facebook COJ

Facebook EPA

Youtube COJ

Direitos Ⓒ Centro de Bem Estar Social da Zona Alta 2017